Notícias

Aos 20 anos, médico se torna o mais jovem do país e vai atuar na pandemia


Brasil Net

José Victor Menezes se formou médico na UFS (Universidade Federal de Sergipe), aos 20 anos

Foto: Arquivo pessoal
José Victor Menezes Teles surpreendeu ao ser aprovado para o curso de medicina aos 14 anos

Em janeiro de 2015, aos 14 anos, o adolescente José Victor Menezes Teles surpreendeu ao ser aprovado para o curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Sem ter concluído o ensino médio, precisou de uma decisão judicial para autorizar sua proficiência educacional e assim, cursar a faculdade.

Depois de seis anos, recebeu, na última terça-feira (11), o diploma de médico e se tornou aos 20 anos de idade o profissional mais jovem no país. Agora ele se prepara para atuar no combate à pandemia.

Segundo registros ele iguala o feito do médico Donato D'Angelo, que também se formou aos 20 anos na Faculdade Fluminense de Medicina, em 1939.

Victor já deu entrada no pedido de registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) de Sergipe e deve marcar a data para receber o documento ainda nesta semana.

Para chegar à faculdade, foi preciso primeiro comprovar seus conhecimentos. Antes de o curso começar, houve uma greve de seis meses. Nesse período, escreveu e lançou o livro "Como Vencer aos 14", contando sua trajetória até a universidade.

Já na faculdade, Victor diz que não encontrou resistência nem sofreu preconceito pela idade.

Um fator que acelerou sua formatura foi ele ter servido no programa federal "O Brasil Conta Comigo", criado devido à Covid-19 e que deu a carga prática necessária para pedir a antecipação.

“Eu me empenhei muito, por isso corri atrás de plantões por fora. Eu pegava dois, três plantões de 12 horas toda semana. Fiz isso especialmente nas áreas de obstetrícia, de cirurgia geral e na urgência da clínica geral para conciliar o academicismo, o científico, com a prática.”

Agora, ele está escrevendo um livro intitulado "O Médico Mais Jovem do Brasil", em que pretende contar sua trajetória no ensino superior. "Falo das dificuldades, dou detalhes do curso de medicina que as pessoas não sabem e também faço minhas críticas para a melhoria do curso. Estou procurando uma editora para publicar em breve", diz.

Sobre a especialidade na carreira, o jovem médico diz que o momento é de focar no combate à Covid-19.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal UOL
CN INSTITUCIONAL