Notícias

Juiz Eleitoral convoca a população para o Recadastramento Eleitoral Biométrico


Brasil Net

Moradores de Cornélio Procópio, Sertaneja e Leópolis devem procurar 26ª Zona Eleitoral

Foto: Ilustrativa
Com os dados do recadastramento são feitas distribuição dos recursos do Governo para os municípios

De acordo com o Juiz Eleitoral Guilherme Formagio Kikuchi da 26ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de Cornélio Procópio, Sertaneja e Leópolis, eleitores já podem comparecer aos Cartório Eleitoral, localizado Rua dos Expedicionários, 753 Jardim Novo Bandeirantes , em Cornélio Procópio.

Segundo o Juiz Eleitoral, a biometria é uma tecnologia de segurança avançada e armazena características físicas intransmissíveis de pessoas. Para as eleições, serão coletadas impressões digitais, assinatura eletrônica e fotografia digitalizada.

O sistema atualiza o antigo cadastro e assegura que um eleitor não vote no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

O juiz salientou que o recadastramento é de muita importância para os municípios, pois com base no número de eleitores, são feitas distribuição dos recursos do Governo, que são repassados para educação, saúde e outros setores.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município, o antigo Título de Eleitoral, para que já o possuí e uma foto, sendo feita a coleta biométrica.

Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos, informou Guilherme Formagio Kikuchi.

Empresas e instituições podem fazer o agendamento para levar seus funcionários para o recadastramento, para isto basta agendar o dia e horário através do telefone (43) 3524,3732

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital).

No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade, informou o Juiz Eleitoral.

Kikuchi ainda falou sobre a importância dos jovens participarem do processo eleitoral, exercendo a cidadania e já se envolvendo com a administração do município e a democracia.

O prazo final do recadastramento é até o dia 4 de agosto e até lá, o Cartório estará atendendo de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, sendo que na última semana, o atendimento será feito no final de semana.

A expectativa é que 46. 263 eleitores compareçam ao Cartório Eleitoral, sendo 3.603 de Leópolis, 5.108 em Sertaneja e37.552 em Cornélio Procópio, portanto, para evitar filhas, o melhor é logo se recadastrar e não deixar para última hora, finalizou o Juiz Eleitoral.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Anuncifácil
CN INSTITUCIONAL