Notícias

Redemoinho destrói barracões em área rural


Brasil Net

Inmet não descarta a possibilidade do redemoinho ter sido um tornado

Foto: Daiana Andreia Muller/Arquivo pessoal
Será necessário a realização de uma perícia no local e análise da velocidade e intensidade do vento

Um redemoinho causou vários estragos em uma propriedade rural de Toledo, na região oeste do Paraná, na tarde de sábado (6).

Moradores da localidade afirmam que um tornado atingiu o local. O fenômeno meteorológico foi registrado pela moradora Daiana Andreia Muller. As imagens mostram quando uma nuvem toma a forma de um funil, e poucos minutos depois toca o chão.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Hamilton Nunes, não descartou a possibilidade do redemoinho ser um tornado, mas isso só poderá ser confirmado ao analisar a intensidade e velocidade do vento na hora da tempestade, além da realização de uma perícia no local.

"Pode ter sido um funil de vento, um redemoinho de fora para dentro. Isso quando acontece causa bastante destruição. Para confirmar que foi um tornado é necessário um estudo maior", explicou .

A força do vento derrubou um barracão onde estavam alojados 500 leitões. Os moradores, com ajuda de vizinhos, conseguiram retirar os animais e, por isso, apenas dois morreram.

Um galpão onde ficavam as máquinas agrícolas também ficou destruído. O telhado de zinco veio abaixo. Mesmo com a força do vento, a casa onde a família de agricultores morava não foi atingida.

“A gente se sente tão pequeno diante de algo como o que aconteceu. Eu só me ajoelhei e pedi a Deus para não atingir as casas”, contou a proprietária Maria Fátima Schimidt.

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, informou que o município vai ajudar a família.“Parte da propriedade veio abaixo, por isso o município vai auxiliar no que for necessário. Vamos emprestar máquinas da prefeitura para retirar os entulhos ”, disse.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com reportagem do G1/PR
CN INSTITUCIONAL