Notícias

Primeira frente fria se aproxima do Paraná na próxima quarta-feira


Brasil Net

Confira como fica o tempo no Estado com a chegada da nova estação

Foto: Ilustrativa
A mudança no clima pode provocar temporais no Paraná

OUÇA A MATÉRIA PELO YOUTUBE:

O Outono começa na próxima quarta-feira (20) e trará uma nova frente fria sobre o centro-oeste, sul e sudeste do país, com risco de temporais.
A nova estação se inicia oficialmente no hemisfério sul às 0h06 de quarta-feira (20), com isso, uma frente fria deve se aproximar na noite do mesmo dia, segundo o Climatempo. A previsão alerta para risco de temporal no litoral e leste do Paraná.
A frente fria marca o fim da onda de calor no país. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde.
A menor temperatura prevista é 19ºC em Guarapuava e as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu (25ºC).
Com a chegada do Outono, entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.
O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana do Paraná.
A previsão para as demais regiões é de precipitação abaixo da normalidade.
O Outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco.
Maio costuma ser o mês mais chuvoso. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. As menores são registradas no Norte.
Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios.
Deve ocorrer geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.
Em maio entra em operação o serviço “Alerta Geada”, desenvolvido pelo IDR-Paraná e SIMEPAR. Os informes abrangem todas as regiões do Estado por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte.
As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da Folhapress/AEN
CN INSTITUCIONAL