O Ministério da Justiça e Segurança Pública elevou de livre para não recomendada para menores de 12 anos a classificação indicativa do programa Record Kids: Desenhos Bíblicos, exibido aos domingos, às 9h, pela Record.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 29 de outubro, por meio da Portaria nº 2.272/2026.
Segundo o órgão, a mudança foi motivada pela presença de atos criminosos, drogas lícitas, violência e estigma ou preconceito nas animações. Entretanto, a portaria não especifica quais episódios ou cenas justificaram os apontamentos.
A classificação atinge produções que retratam histórias do Antigo e do Novo Testamento, incluindo personagens como Moisés, Davi, José do Egito, Noé e Daniel, além de passagens da vida de Jesus Cristo.
Com a nova faixa etária, a recomendação é que o programa seja exibido a partir das 20h. No entanto, a classificação indicativa não representa uma proibição, nem obriga automaticamente a Record a retirar as animações do horário matutino.
A decisão também foi questionada judicialmente. O advogado Wilian Frata ingressou com uma ação popular na Justiça Federal pedindo a suspensão da portaria.
Ele considera a medida desproporcional e questiona a falta de indicação das cenas que motivaram a reclassificação, além de apontar possível censura a conteúdos cristãos.
As alegações de motivação política, porém, não foram comprovadas.
O caso abriu um debate sobre os critérios de classificação indicativa, a liberdade de programação das emissoras e a avaliação de conteúdos religiosos destinados ao público infantil.
Até a divulgação das informações, a Record não havia se manifestado sobre a decisão.

Caminhão tomba na BR-369, entre Cornélio Procópio e Santa Mariana
06/11/2026 às 13:50:26
Homem é preso após fazer ameaças contra a própria mãe idosa em Cornélio Procópio
06/11/2026 às 13:02:26
Colisão entre carreta e caminhonete deixa um morto no Norte Pioneiro
06/11/2026 às 12:59:02
Sangue raríssimo de paranaense ajuda a salvar paciente em São Paulo
06/11/2026 às 12:54:17
Rodovia em concreto chega a 75% da execução no Paraná
06/11/2026 às 12:51:42
Suspeita de matar filhos e abandonar os corpos em carro na região é presa
05/11/2026 às 17:04:00