Após uma sequência de dias chuvosos, o Paraná iniciou esta quarta-feira (16) com tempo firme na maior parte do Estado, sob influência de uma massa de ar frio e seco. Em algumas regiões, foram registradas geadas.
A estabilidade, porém, deve durar pouco. A previsão indica retorno das chuvas a partir de sexta-feira (18), com aumento da instabilidade durante o fim de semana.
Segundo meteorologistas, a mudança está relacionada à formação de uma área de baixa pressão e de um novo ciclone extratropical sobre o oceano, que deverá contribuir para o avanço de áreas de instabilidade sobre a Região Sul.
A previsão aponta possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento superiores a 60 km/h e ocorrência de granizo em algumas áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas amarelos para possibilidade de tempestades. O primeiro abrange a metade oeste do Paraná na sexta-feira (18), enquanto o segundo é válido para todo o Estado no sábado (19).
A previsão indica que o período de maior atenção deve ocorrer entre sábado e domingo, quando a instabilidade tende a se intensificar, principalmente nas regiões centro-sul e sudoeste.
De acordo com o SIMEPAR, as áreas de instabilidade poderão permanecer atuando no Paraná até a terça-feira (22), devido à formação e avanço de uma frente fria.
Na quarta-feira, o tempo permanece predominantemente estável, com pouca chuva significativa. Na quinta-feira (17), as temperaturas devem subir gradualmente durante a tarde, embora o amanhecer ainda seja frio em algumas regiões.
A partir de sexta-feira, a chuva retorna inicialmente com maior possibilidade no oeste e sudoeste, ganhando intensidade no sábado e permanecendo no domingo.
Atenção: os volumes e a intensidade dos temporais podem variar de uma região para outra. A recomendação é acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia.

Durante abordagem, PM encontra revólver calibre .357 em veículo
16/09/2026 às 16:56:00
Investigador é denunciado por suspeita de propina
16/09/2026 às 16:54:00
Paraná terá frio intenso e temperaturas de até 1°C
15/09/2026 às 16:19:25
Adolescente é apreendido após confessar homicídio em Ribeirão do Pinhal
15/09/2026 às 16:17:05
Motociclista morre em colisão com carreta na PR-160
15/09/2026 às 16:14:31
Chuvas deixam mais de 22 mil pessoas afetadas no Paraná
15/09/2026 às 16:11:00