O Boletim de Defesa Civil do Paraná, emitido no fim da tarde de domingo (9), aponta que 6.438 pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingiram o Litoral do Paraná, Foz do Iguaçu, Capitão Leônidas e Colombo.
A maior parte delas, 6.415, é do Litoral do Praia, sendo Guaratuba com 3 mil afetados e Paranaguá com 2 mil pessoas. A chuva atingiu as cidades na noite da última sexta-feira (7) e madrugada de sábado (8).
Um casal que morava no Ribeirão Grande, área rural do Bairro Limeira, em Guaratuba, morreu . Ana Paula Alves Cordeiro, 20 anos, e Irineu Alves, 25 anos, foram levados junto com a casa pela enxurrada.
O corpo de Irineu foi encontrado no sábado e o de Ana Paula foi no domingo pela manhã de domingo, por moradores de região que ajudavam nas buscas.
EO corpo da mulher foi encontrado em uma plantação de banana ( Bananal do Nivaldo) coberta de lama.
Segundo os moradores, ela estava do outro lado do rio onde Irineu foi encontrado . O casal morava perto de uma cachoeira.
Familiares e amigos notaram a ausência deles, após a forte chuva. O desaparecimento dos dois foi constatado quando, ao chegarem no endereço deles, perceberam que a casa havia sido arrastada pela enxurrada.
O Governo do Estado montou uma força-tarefa com mais de 100 homens para atuar nessas cidades, com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiais, militares e aeronaves, além de servidores dos municípios e da Polícia Rodoviária Federal.
A Defesa Civil continua monitorando a situação em campo para dar todo o suporte necessário às famílias e aos municípios.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família se reuniu com técnicos e gestores da Assistência Social das cidades mais atingidas para orientar sobre como usar os recursos do Piso Único de Assistência Social, valores repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios do Paraná para ações nesta área.
A Defesa Civil de Curitiba, material para apoio aos municípios de Antonina e Morretes, após solicitação das prefeituras. As duas cidades foram prejudicadas pelas chuvas de sexta e sábado.que afetaram também Guaratuba e Paranaguá.
Foram encaminhados 300 kits de higiene e 300 kits de limpeza para Morretes e 320 de cada para Antonina.
O dinheiro já está nas contas dos municípios e em situações como esta, pode ser destinado para ações como acolhimento de pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas, compra de itens de alimentação e higiene, entre outros.
As cidades mais atingidas pelas chuvas no Litoral são Paranaguá, Guaratuba, Antonina, Morretes e Matinhos, com menor intensidade.
Juntos, os municípios têm em suas contas destinadas para esse fim mais de R$ 450 mil.