Notícias

Secretaria e Conselho Municipal de Educação de Cornélio Procópio promove sua conferência com vistas à CONAE 2022


Brasil Net

Secretaria e conselho cumprem o compromisso da gestão municipal na oferta de uma educação pública de qualidade

Foto: Comunicação/Prefeitura
Reunião da etapa preparatória para a realização da Conferência Nacional de Educação

Cornélio Procópio promoveu na terça-feira (14) a sua Conferência Municipal de Educação 2021, cumprindo um compromisso da gestão municipal na oferta de uma educação pública de qualidade.

Articulada com a sociedade, o evento promoveu a etapa preparatória para a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), este ano, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso Com o Futuro da Educação Brasileira”.

A CONAE será em Brasília, de 22 a 24 de novembro de 2022.

Realizada no Centro Cultural Galdino de Almeida, o evento contou com a participação de representantes dos poderes executivo e legislativo, através do vereador Émerson Cardoso, profissionais da Educação, representantes de pais/responsáveis, representantes dos órgãos municipais e estaduais, além de outros setores e segmentos sociais.

A Conferência Municipal de Educação 2021 teve como palestrante o mestre Livaldo Teixeira da Silva.

“Um trabalho de cooperação, desenvolvido com o Conselho Municipal de Educação com discussões que irão nortear as ações pretendidas para a área e viáveis na execução”, manifestou durante a abertura, a professora Maria Lídia Funari, secretária municipal de Educação.

Maria Lídia Funari reforçou que o objetivo é lutar por uma educação de qualidade com todos tendo as mesmas oportunidades de acesso e permanência.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, representou o prefeito Amin Hannouche na cerimônia de abertura. Ela estacou o empenho da Educação Municipal no enfrentamento do período mais crítico da pandemia.

“Vivemos um tempo de muita adversidade em que a educação, como outros setores, teve que se adequar à nova situação com novas alternativas”, afirmou, desejando sucesso a todos os participantes.

Pedagogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Livaldo afirmou em sua palestra que, em conjunto com a universidade, tem trabalhado no sentido de identificar os problemas da educação nacional.

“Mantemos um laboratório de políticas públicas com o objetivo principal de resgatar a ciência da educação, da pedagogia histórico-crítica e da escola ligada à ciência e à universidade. É a nossa proposta de educação na UERJ em parceria com outras universidades”, disse em dos trechos de sua palestra.

A abertura aconteceu no período da manhã e após a cerimônia, foram constituídos os grupos de trabalho para debates acerca dos eixos temáticos da etapa municipal, tendo como coordenadoras as professoras Mara Peixoto Pessoa; Marisa Iolanda Conti e Daniella Gomes. Também participaram do evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Eliandra Francielli Bini Jaskiw e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lea de Avelar.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio
CN INSTITUCIONAL