Notícias

Após momentos de tensão, bebê engasgado é salvo por soldado da PM no sul do Estado


Brasil Net

O caso aconteceu na noite de quarta-feira (15), em São Mateus do Sul, cidade há 150 quilômetros de Curitiba

Foto: Banda B
A soldado Eliane Kieski foi recebida pelo pai da menina

Um bebê, com meses de vida, foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar (PM) após ficar engasgado, na noite de quarta-feira (15), em São Mateus do Sul, cidade localizada a cerca de 150 quilômetros de Curitiba. Segundo a PM, uma equipe realizava patrulhamento nas imediações do local e foi acionada para comparecer ao condomínio onde mora a família. A menina foi encaminhada a um pronto-atendimento na cidade, passou por exames e está bem.

Em entrevista, a soldado Eliane Kieski contou que era mais um dia normal de trabalho na cidade. No entanto, após receberem o chamado, a viatura se deslocou até o local. “A equipe estava realizando patrulhamento na Vila Americana, quando recebemos a informação de que havia um bebê engasgado no condomínio Cruzeiro do Sul. Como estávamos próximos, nós fomos até o local”, inciou Eliane.

A soldado contou que foi recebida pelo pai da menina. Ela detalhou o momento de tensão, ao ver a criança roxa e sem respirar. Imediatamente, a policial militar começou a fazer as manobras recomendadas. “Eu virei ela de bruços, na palma da minha mão. Deixei a cabeça um pouco mais baixa que o restante do corpo. Dei cinco tapas nas costas dela para liberar as vias aéreas”, explicou.

As manobras, segundo Eliane, não estavam realizando efeito na bebê. A vítima continuava sem respirar. No entanto, a PM não desistiu. “Eu a virei e chequei os batimentos. Ela estava com eles. Insisti na manobra. Bati nas costas, ela não estava voltando. Então, a equipe entrou na viatura com a mãe da criança para ir até o pronto atendimento”, continuou.

A viatura seguia rapidamente o caminho até o hospital e Eliane continuava com os trabalhos. Cada segundo era extremamente importante para salvar a vida da criança. Ciente disso, a soldado realizou outras atitudes para tentar reanimar a vítima. “No nervosismo da situação, ao perceber que não estava tendo sucesso, eu virei ela de frente e fiz uma sucção na boca dela, para que ela soltasse o que estava engasgado. Quando eu fiz isto, ela deu uma respirada”, destacou.

Em seguida, a soldado fez um ventilação de emergência na boca da menina. Eliane explica que a atitude é quando você assopra na parte interna da bochecha para o oxigênio poder circular. Deu resultado. “Ela deu um suspiro e voltou a respirar. Ela começou a voltar a ficar normal, já não estava mais roxa. Começou a mexer as mãos, abriu o olho. Estava respirando super bem. Foi um alivio”, relatou.

Após chegar ao hospital, a criança passou por exames e foi liberada.

Para a soldado, a situação não é nova. Em outubro de 2019, uma outra ligação para o serviço de emergência da Polícia Militar também causou preocupação. Um outro bebê também tinha se engasgado. Responsável por atender o telefone, Eliane passou todas as orientações a mãe que estava apreensiva do outro lado da linha. O bebê foi salvo.

Após passar por uma situação parecida, a PM revela que é grata a Deus, por fazer o trabalho com sucesso. Visto que, duas vidas foram salvas. “Ele nos colocou naquele momento para poder salvar aquela criança. A gente fica muito emocionada de contar esta história. Porque foi por Deus aquele salvamento”, explicou.

A mãe do bebê, do primeiro salvamento, ainda mantém contado com a soldado Eliane. O segundo resgate foi da Monique. A soldado segue com o trabalho e faz um último pedido. “Agora, o Augusto já está quase com um ano e a Monique, ainda está bem pequeninha. Mas que Deus abençoe e sempre proteja a vida deles”, concluiu.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL