Notícias

Por telefone, soldado da PM de Cornélio Procópio ajuda a salvar criança


Brasil Net

A menina de três anos de idade estava com via respiratória obstruída

Foto: Reginaldo Tinti
Desesperado, o pai seguiu corretamente as instruções do SD Thiago da 1ªCia. da PM

Na tarde de domingo (24), por volta das 17h15, o SD Thiago Santana, da 1º Companhia de Polícia Militar de Cornélio Procópio, escalado na função de atendente da Central 190, recebeu uma ligação de um pai desesperado com a sua filha de três anos de idade, que havia ficado sufocada após ingerir um alimento, tendo sua via respiratória obstruída.

Conhecedor dos procedimentos de primeiros socorros adquiridos no curso de formação da PM, o SD Thiago pediu calma ao pai da criança, um rapaz 35 anos de idade, informando que seria fundamental para salvar sua filha e passou a orientá-lo quanto ao que deveria fazer.

O SD Thiago, por telefone, foi orientando em detalhes como o pai e a mãe da criança deveria proceder à chamada “Manobra de Heimlich”, uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Em meio ao desespero, mas atento às orientações do SD Thiago, o pai então iniciou a manobra para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma da filha, onde comprimiu os pulmões da menina para expelir o objeto da traqueia, a induzindo a uma tosse artificial, vindo ele a obter êxito, colocando a criança para fora o que bloqueava a sua respiração.

Logo ao pai confirmou que a sua filha estava respirando normalmente, mas o SD Thiago aconselhou a ele a levar a criança imediatamente para a Santa Casa, que por sorte fica próxima a casa do casal para uma avaliação médica, o que foi feito logo em seguida.

O SD Thiago registrou que no momento que os pais levavam a filha até o hospital, ele entrou em contato com o pronto-socorro, informando sobre o fato, para que os médicos de serviço ficassem a parte do que teria acontecido com a criança para maior agilidade no atendimento, o que de fato ocorreu.

Posteriormente o pai da criança entrou em contato com 1º Companhia via telefone, onde buscou pelo SD Thiago para informar que sua filha já havia sido avaliada pelos médicos e agradecer por ele ter ajudado a salvar a sua criança, o que deixou o policial militar muito satisfeito e com o sentimento de dever cumprido pelo fato de saber que a menina estava bem de saúde, fora de perigo e logo voltaria para casa.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Setor de Comunicação Social do 18ª BPM
CN INSTITUCIONAL