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Reflexos do coronavírus afetam faturamento de 88% dos micro e pequenos empresários no Paraná, diz pesquisa


Brasil Net

O Levantamento do SEBRAE aponta que para 62% dos microempreendedores do estado a perda foi de mais de 50% no faturamento mensal

Foto: Divulgação
Pequenos e microempresários sofrem com a crise causada pela pandemia do coronavírus

Oitenta e oito por cento dos micro e pequenos empresários do Paraná relatam ter tido diminuição no faturamento das empresas por cauda dos reflexos da crise causada pelo novo coronavírus, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE.

O levantamento aponta que para 62% dos microempreendedores do estado a queda foi de mais de 50% no faturamento mensal.

O estado possui mais de um milhão de pequenas empresas, segundo dados do SEBRAE.

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A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de março, com alcance nacional, envolvendo 794 empresas com sede no Paraná (dentro de um total de 9,1 mil empresários). Os números do Paraná acompanharam a média registrada no restante do Brasil.

De acordo com o Sebrae, além dos 88% dos microempresários paranaenses que relataram prejuízos nas vendas, 4% dos entrevistados afirmaram que o faturamento permaneceu igual ao que era antes do isolamento social pela pandemia.

A pesquisa revelou que 36% dos microempresários paranaenses afirmam que vão precisar fechar as empresas em até um mês, caso as restrições atuais sejam mantidas.

Outro recorte da pesquisa mostra que 52% dos microempresários relatam que devem recorrer a empréstimos bancários para conseguir regularizar a situação financeira.

O consultor Walter Xavier, do SEBRAE, comenta que é necessário tranquilidade e análise das contas da empresa e afirma que a normalização da economia para os microempresários depende de diversos fatores.

"O empréstimo, querendo ou não, uma hora você vai ter que devolver. Aí, depende da taxa de juros, do acesso, do apoio do Governo, do incentivo pós-crise para que se compre do microempreendedor", conta.

 

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Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1 PR
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