Notícias

Cuidados com fake news devem ser redobrados neste momento de pandemia


Brasil Net

As notícias falsas tem aumentado em um momento que muitos indivíduos estão se aproveitando do isolamento

Foto: Divulgação
Pessoas estão disseminando medo e perigo por meio de boatos sem fundamentos

A pandemia do coronavírus, aliada a um momento de facilitação da disseminação de informações, reforça a necessidade pela busca confiável de informações. Em períodos como o que estamos vivendo, o cuidado com as fake news podem prejudicar a coletividade. Com a Covid-19, as notícias falsas têm aumentado e muitos se aproveitam do isolamento para ampliar o alcance por meio do medo e de boatos sem fundamentos.

Para o delegado do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil, José Barreto, as pessoas devem usar o bom senso e tomar cuidado na hora de compartilhar qualquer informação. “É muito importante que as pessoas verifiquem a fonte. Devem pesquisar antes de compartilhar, ou seja, ir até algum site ou uma fonte com credibilidade que conheça, a fim de verificar se o fato realmente procede. O objetivo é evitar a propagação destas notícias falsas”, pontuou.

Barreto menciona que quem divulga fake news pode ser enquadrados em crimes ou contravenções. “Existe a contravenção no artigo 41 da lei de contravenções penais que a pessoa que causa um falso alarme, tumulto ou pânico, através de informações. Como também a pessoa pode se enquadrar no crime de calúnia, que são os crimes contra a honra. O mero fato de a pessoa propagar a ‘desinformação’, só compartilhar se realmente entrar neste crime. Há também o crime de charlatanismo, que é quando a pessoa divulga uma falsa cura para alguma doença. Enfim, é importante que todos tomem cuidado em momentos como este”, mencionou.

O delegado afirmou que a Nuciber está atuando minuciosamente dentro das redes sociais, para verificar estas notícias e as pessoas que estão propagando. “O Nuciber realiza trabalho manual na internet monitorando os casos de Fake News. As pessoas que estão compartilhando, por ventura, podem responder por crimes. É um momento que todos devem tomar cuidado, já que, o aumento do número de fake news é constante a cada dia”, explica.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL