Notícias

Cantor e compositor Tunai morre no Rio


Brasil Net

Autor de ‘Frisson’, ele era irmão de João Bosco e foi gravado por Elis, Fafá de Belém, Ney Matogrosso e Gal, entre outros

Foto: Divulgação
Aos 69 anos, Tunai foi achado morto pela mulher no sofá de casa

O cantor e compositor Tunai morreu, na manhã deste domingo (26), no Rio de Janeiro.

José Antônio de Freitas Mucci tinha 69 anos. Irmão de João Bosco, é autor de ‘Frisson’, entre outros sucessos.

A morte foi confirmada pela família à TV Globo. Tunai foi encontrado morto no sofá da casa dele pela mulher. A morte foi constatada às 6h, por parada cardíaca.

O jornalista Mauro Ferreira publicou em seu blog no G1 no domingo (26),  um texto sobre a morte do cantor e compositor. Segundo ele, o nome de Tunai fica na eternidade das canções

 “A Elis Regina foi o principal vestibular que passei na minha vida”, disse Tunai em uma entrevista ao G1, em 2018. Tunai lembrou que foi a cantora quem viu nele um potencial para a composição.

De sua autoria, Elis Regina gravou: “As Aparências enganam”, do disco "Essa mulher" (1979); “Agora tá”, de "Saudade do Brasil" (1980); "Lembre-se", gravado no show de lançamento de "Essa mulher", no Palácio do Anhembi, em São Paulo (SP), em setembro de 1979.

Engenheiro civil de formação, o compositor brincava que Elis Regina foi a responsável por ele deixar os canteiros de obras na década de 1970 para seguir a carreira artística.

“Ser gravado por ela [Elis] abriu completamente as portas para mim. Foi uma coisa tão boa que eu nunca deixei de homenagear a Elis que deixou um legado incrível. Morreu cedo, mas viveu mais de 100 anos.”

Em 1977, o irmão João Bosco o apresentou ao poeta Sérgio Natureza, com quem viria mais tarde a produzir boa parte de sua obra e seus maiores sucessos.

Estreou em 1978, quando Fafá de Belém interpretou "Se eu disser", da dupla. No ano seguinte, Elis Regina gravou "As aparências enganam".

Em 1982, Jane Duboc obteve o 3° lugar no Festival MPB Shell, da Rede Globo, com a música "Doce mistério". Em 1984, Gal Costa gravou duas composições da dupla: "Olhos do Coração" e "Eternamente" (com Liliane).

Em 1984 lançou o maior sucesso, "Frisson", no LP "Em Cartaz". O hit foi incluído na trilha da novela "Suave veneno", da TV Globo.

Entre 1985 e 1994, fez vários shows em teatros de todo o Brasil e lançou diversos discos. Tunai teve outros sucessos nas trilhas de várias novelas como: "Sintonia" ( "Tititi"), "Sobrou pra mim" ("Fera radical"), e "Meu amor" ("Despedida de solteiro").

Na década de 1990, Ney Matogrosso gravou "As aparências enganam", montando um show homônimo que percorreu com sucesso todo o país.

Em 1999, Ivete Sangalo regravou "Frisson".

Outros grandes nomes da música brasileira também interpretaram as composições de Tunai: Milton Nascimento, Gal Costa, Elba Ramalho, Fagner, Jane Duboc, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Zizi Possi, Beto Guedes, Joanna, Sandra de Sá, Sérgio Mendes, Belchior, Ivete Sangalo e Roupa Nova estão entre eles.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1
CN INSTITUCIONAL