Notícias

Cataratas do Iguaçu registram a menor vazão de água do ano


Brasil Net

A baixa vazão é recorrente na primavera por causa da falta de chuva nas nascentes e afluentes do Rio Iguaçu

Foto: William Brisida/RPC
A informação é da COPEL

O Rio Iguaçu teve a menor vazão do ano na segunda-feira (4) nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. As informações são da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), responsável pelo monitoramento hidrológico do rio.

Até o início da tarde de segunda-feira, a COPEL registrou a vazão de 526 mil litros de água por segundo, isso equivale a um terço da vazão normal, de 1,5 milhão.

Segundo a COPEL, no dia 1º de novembro a vazão das cataratas chegou a 1,6 milhão na medição do posto Hotel Cataratas, o mais próximo das quedas.

De acordo com a companhia, essa redução brusca da vazão ocorre porque no fim de semana a geração das usinas do Iguaçu é reduzida. Sendo assim, são necessários dois dias para refletir o volume de água nas cataratas.

A companhia explica ainda que a baixa vazão é recorrente na primavera por causa da falta de chuva nas nascentes e afluentes do Rio Iguaçu, que ficam nas regiões leste e sul do estado.

O rio nasce na região de Curitiba, atravessa o estado, e deságua em Foz do Iguaçu, nas Cataratas.

Os passeios de rafting nas cataratas continuam suspensos por tempo indeterminado, por causa da baixa vazão do Rio Iguaçu, segundo a empresa Macuco Safari.

O serviço oferece botes infláveis, conduzidos por remos, que descem pelas corredeiras do rio. Por causa do volume abaixo do normal, as atividades foram paralisadas no dia 14 de outubro.

De acordo com a empresa, os serviços foram suspensos por questões de segurança.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1/PR
CN INSTITUCIONAL