Notícias

Mais de 3 mil bombas de combustíveis são reprovadas no Paraná


Brasil Net

Até a quinta-feira (21), o Ipem verificou 12.106 bombas em todo o estado

Foto: AEN
Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está analisando periodicamente, desde o dia 2 de janeiro, bombas de combustíveis em todos os postos do estado. Até quinta-feira (21) já foram verificadas 12.106 bombas, com a reprovação de 3.141. Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis.

O Ipem intensificou a ação depois que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reduziu a margem de erro para aprovação desses equipamentos, a partir do dia 1º de janeiro, nos casos em que resulte em prejuízo ao consumidor, que antes era de 0,5% passou para 0,3%.

Segundo o presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, o objetivo é verificar se o consumidor não está sendo lesado na compra de combustíveis e principalmente certificar a segurança dos equipamentos dos postos.

Ele explica que os técnicos do Instituto conferem a regulagem das bombas, o volume de combustível medido pelas bombas e se cada dispositivo da máquina, como mangueira, painel e bico, está em conformidade com os padrões determinados pelo Inmetro.

Após os testes, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do Ipem (selo e etiquetas) e o Relatório de Verificação Metrológica. Havendo irregularidade, em alguns casos, a bomba é lacrada, o estabelecimento é notificado e terá o prazo de 10 dias para solucionar o problema. A manutenção do equipamento deve ser feita obrigatoriamente por oficina credenciada junto ao Inmetro.

Rubico Camargo disse que essa verificação é de rotina no Instituto, que acontece durante todo o ano, como recomenda o Inmetro. Outras fiscalizações também acontecem aleatoriamente, ou após denúncias de irregularidades. Rubico também alerta que a qualidade do produto não é de responsabilidade do Ipem.

Em caso de dúvida, ou para fazer uma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou por meio do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da AEN
CN INSTITUCIONAL