Notícias

Prefeito Amin Hannouche recepciona Ministro da Educação no Campus da UTFPR


Brasil Net

Ricardo Vélez Rodrigues inaugurou o Bloco S da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Foto: Comunicação/Prefeitura
Foi a primeira visita oficial do Ministro a um município brasileiro depois da sua posse

O prefeito Amin Hannouche recepcionou na manhã desta sexta-feira, (Dia 26) o ministro da Educação do Brasil, o professor Ricardo Vélez Rodríguez. Acompanhado do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, dos deputados Alex Canziani e Luiz Claudio Romanelli, do Reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti, da Deputada eleita Luíza Canziani, prefeitos da Amunop, vereadores e convidados Amin Hannouche participou da solenidade de inauguração do Bloco S da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), no Campus da Universidade de Cornélio Procópio. Ao saudar o ilustre visitante, que cumpriu seu primeiro compromisso oficial desde a sua posse, no inicio do ano, visitando Cornélio Procópio, o prefeito afirmou que a cidade e a região estava orgulhosa e lisonjeada pela deferência do Ministro nesta importante visita. “Nossa cidade recebe o Ministro e sua Comitiva com muita alegria e satisfação. Que esta seja a primeira de várias visitas a nossa cidade e a nossa região”, afirmou o prefeito. Ricardo Vélez recebeu um mimo do município, das mãos do prefeito Amin Hannouche. O Ministro ainda foi saudado pelo Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que pediu apoio do presidente Jair Bolsonaro na inclusão da região nos projetos do Ministério da Educação. O deputado Federal Alex Canziani (PTB/PR) também agradeceu a presença do Ministro Ricardo Vélez Rodriguez em Cornélio Procópio. “O ministro inaugura uma nova ala para esta Universidade totalmente comprometida com o desenvolvimento regional, através da educação profissional”, disse Alex. O parlamentar pediu ao vice-governador Darci Piana que seja o represente oficial da região na condução do projeto de implantação da Faculdade de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná, a UENP, também em Cornélio Procópio. O Reitor da UTFPR, Luiz Pilatti fez um histórico da Centenária UTFPR, destacando seus principais cursos profissionais e oportunidade para milhares de pessoas em todo o estado. Representando o Governador Carlos Massa Junior, o vice-governador Darci Piana agradeceu o empenho do ministro em questões do Estado do Paraná, que começarão a ser debatidos a partir da próxima semana em Brasília. “Participei com muita honra, ao lado do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, da inauguração do Bloco (S) desta importante e tradicional instituição de Ensino Superior. Que este seja o primeiro de muitos projetos que o Paraná precisa nesta área educacional”. Afirmou.

 

De volta à terra

O ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez destacou que a inauguração de novo bloco da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Cornélio Procópio marca um novo tempo à instituição. Ele afirmou que estava muito feliz de voltar à região, onde se considera um morador eterno. "É uma satisfação enorme vir aqui. Sou pé-vermelho e mais da metade do meu secretariado também é. Estou voltando para casa. Nosso foco é cuidar dos municípios. Dou muita importância ao ensino tecnológico, que está diretamente ligado à produção", afirmou. Colombiano, naturalizado brasileiro, Ricardo Rodriguez é morador de Londrina, onde começou sua carreira acadêmica no País, como professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina, na década de 1980. Atualmente é aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. "Me naturalizei em 1997, mas jamais me senti um estrangeiro. O Brasil é feito por imigrantes, de todas as raças, todas as cores. Vale à pena ser brasileiro", disse o ministro para a plateia.

Com sua experiência nas universidades brasileiras, Vélez Rodriguez afirmou ter aprendido que o principal problema é a gestão. O ministro afirmou que é necessário que os servidores cumpram aquilo que está acordado no contrato de trabalho. "Sou um funcionário público e defendo a categoria, mas precisamos fazer cumprir o que está definido na Constituição e são as reais necessidades públicas", criticou. Entre os presentes, havia três alunos segurando cartazes com críticas ao governo. Sem responder diretamente a eles, o ministro afirmou que é necessário ouvir e ler os protestos dos alunos e compreender o que necessitam. "Acredito na busca do cidadão e por isso, tenho como meta trabalhar com os municípios e entender o que as escolas precisam no plano municipal e estadual", concluiu o Ministro da Educação. O novo prédio construído na UTFPR ocupa uma área de 3.993 metros quadrados e tem cinco pavimentos. O espaço irá abrigar laboratórios e salas de apoio pedagógico e de reuniões, além de espaço para a coordenação. Foram investidos no projeto mais de R$ 8,2 milhões de reais de verbas federais. Serão atendidos cursos de engenharia elétrica, eletrônica e controle e automação. Outros dois edifícios estão planejados para a ampliação da instituição. Concluindo seu mandato parlamentar no próximo dia 31, o deputado Federal Alex Canziani destacou a grande presença do Ensino Profissional através da UTFPR em toda a região. "Há 20 anos, num raio de 70 quilômetros só tínhamos o Cefet. Agora, construímos a maior rede de escolas do estado do Paraná, com a UTFPR, o Instituto Federal do Paraná, o Senac e o campus da UFPR, em Jandaia do Sul", concluiu o deputado federal Alex Canziani (PTB), pai da deputada Federal Luíza Canziani.

 

 

 


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura
CN INSTITUCIONAL