Notícias

Atendente do SAMU é afastada após exigir autorização de ferido para mandar ambulância


Brasil Net

"Se ele quiser morrer, o problema é dele. Tem que perguntar se ele quer atendimento", falou a mulher

Foto: Ilustrativa
A atendente irá responder a um processo administrativo

Uma atendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi afastada do cargo pela prefeitura de Curitiba após dar uma resposta desagradável por telefone a uma pessoa que precisava de ajuda.

O caso aconteceu neste sábado (5), entre os bairros Fanny e Lindóia, quando um morador ligou para 192 pedindo socorro para um homem que apresentava ferimentos na cabeça.

No áudio, gravado pelo rapaz do outro lado da linha, a atendente afirmou que o ferido precisava autorizar o envio da ambulância até o local. “Tem que perguntar para ele. A gente não pode pegá-lo à força. E se chegar aí e ele não quiser? A ambulância faz o quê? Se ele não quiser e quiser morrer, o problema é dele. Tem que perguntar se ele quer atendimento”, falou a mulher.

Indignado, o homem resolveu divulgar o caso à imprensa. Procurada, a prefeitura de Curitiba informou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que retirou a atendente de plantão por “não atender os protocolos do SAMU”.

 

Confira a nota completa abaixo:

O primeiro atendimento do SAMU não foi o correto. A Secretaria Municipal da Saúde informa que retirou a atendente do plantão, por não atender os protocolos do SAMU. Ela também irá responder a um processo administrativo. A Prefeitura lamenta o episódio e pede desculpas ao cidadão que fez a ligação para ajudar a pessoa que estava precisando de atendimento.

A atitude da funcionária foi incorreta porque cobrou escolhas de uma pessoa inconsciente. O protocolo de atendimento do SAMU prevê que se tenha o maior número de informações possíveis da pessoa que será atendida. Se está ferida, qual o tipo de ferimento, se está consciente, se consegue falar e explicar como está se sentindo. Essas informações são decisivas para saber que tipo de ambulância será enviada ao local.

 

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL