Notícias

Prefeitura de Cornélio Procópio recolhe 5 mil pneus em 60 dias


Brasil Net

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recolheu pneus no novo EcoPonto

Foto: Comunicação/Prefeitura
Os pneus foram encaminhados para a Reciclanip, uma das maiores iniciativas da indústria na área de responsabilidade pós-consumo

A Prefeitura do Município de Cornélio Procópio recolheu nos últimos 60 dias de funcionamento do novo EcoPonto de entrega de pneus inservíveis, cerca de 5 mil pneus. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Leite Ribeiro, eles foram encaminhados para a Reciclanip, considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

“O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas”, explicou Ribeiro.

Através da Cadeia de Logística Reversa, 4.987 pneus foram recolhidos e outros 3.996 pneus inservíveis de Cornélio Procópio encaminhados para terem destinação ambientalmente correta.

O Secretário Cristiano Ribeiro destacou que desde que assumiu o Executivo procopense, o prefeito Amin Hannouche sempre cobrou ações firmes na destinação dos pneus inservíveis na cidade.

“Nós procuramos os projetos que cuidam desta área e esta parceria com a Reciclanip tem sido muito positiva”, disse.

No Brasil, uma parte dos pneus inservíveis é reaproveitada de diversas formas, depois de ser moída e separada dos demais componentes do pneu, especialmente do aço, que também é reutilizado.

Entre os produtos que reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens.

A maioria é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento.

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura
CN INSTITUCIONAL