Notícias

General do Exército Brasileiro inaugura novo portal de acesso ao Tiro de Guerra 05-002


Brasil Net

O General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva entregou a nova fachada que retrata a primeira Estação Ferroviária de Cornélio neste 80 anos de aniversário da cidade

Foto: Comunicação/Prefeitura
Durante a solenidade foi entregue a “Medalha Mérito do Tiro de Guerra” para vários homenageados

O portão principal do Tiro de Guerra 05/002 recebeu recentemente, uma réplica da Estação Ferroviária do Km 125, primeira denominação de Cornélio Procópio. A inauguração teve a participação do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar, do prefeito Amin Hannouche, da vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello e representantes da Sociedade Civil Organizada.

Idealizada pelos oficiais, Geraldo Dilamar das Chagas Vieira, Chefe de Instrução e Natanael Rodrigues Albuquerque, Instrutor do TG, a nova fachada resgata a história da chegada dos primeiros moradores da cidade pela linha férrea construída pelos ingleses.

Durante a inauguração, os oficiais explicaram em detalhes a homenagem que aquela unidade militar prestou ao município.

A fachada do Tiro de Guerra 05-002, projetada pelo Subtenente Natanael Rodrigues Albuquerque e proposta à administração municipal teve como objetivo resgatar o principal ícone histórico do município, no ano em que comemora 80 anos de sua fundação.

A homenagem é uma reprodução exata da antiga estação do km 125 da companhia ferroviária São Paulo-Paraná, construída em 1930, e que deu origem ao município de Cornélio Procópio, nos anos inicias da colonização do Norte do Paraná.

A nota destaca ainda que na década de 90, a antiga estação foi reestruturada, perdendo sua fachada original, sendo recuperada como todos os detalhes originais da história do município. Empresas e personalidades locais contribuíram para construir a fachada com destaque para o empresário Assad Amin e prefeitura de Cornélio Procópio.

 

Homenagens

Durante a solenidade de inauguração da nova fachada do TG, foi entregue a “Medalha Mérito do Tiro de Guerra”, criada em comemoração aos 105 anos da criação do primeiro Tiro de Guerra do Brasil, na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, com a fundação de uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares.

De acordo com o Exército Brasileiro, esta honraria é outorgada pela Academia de Estudos de Assuntos Históricos, organização sem fins lucrativos que, em parceria com as prefeituras municipais e após indicação das Seções de Tiros de Guerra das Regiões Militares, agraciam Militares e Civis que tenham, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, contribuído para desenvolver os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações para com a pátria, contribuindo para fortalecer a cidadania.

Foram homenageados o General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, o prefeito Amin Hannouche, o soldado Rubervaldo Felisberto Angelo, o empresário e agropecuarista Wilson Roberto da Costa e a professora Neuza Fuin.

O General Aléssio Oliveira da Silva destacou que a unidade militar procopense atende a todas as exigências do Exército Brasileiro. Ele agradeceu as homenagens que recebeu da comunidade e parabenizou o município pelos 80 anos.

O Chefe de Instrução do TG, Geraldo Dilamar das Chagas Vieira, Chefe de Instrução fez um breve histórico do Tiro de Guerra e parabenizou todos os envolvidos neste projeto que homenageou Cornélio Procópio.

O prefeito Amin Hannouche, Diretor Geral do Tiro de Guerra 05/002 agradeceu a homenagem que recebem e parabenizou os instrutores do TG pela iniciativa de construir uma nova fachada que retrata a primeira estação ferroviária do município.

“Nossos profundos agradecimentos, em nome da comunidade procopense, ao Exército Brasileiro por este reconhecimento e pela presença em nossa cidade nestes 72 anos. Esta parceria foi e continuará sendo muito importante para nossa cidade, que este ano comemora seus 80 anos”, concluiu o prefeito.

Participaram da solenidade o vereador Diones Carlos de Campos, representando a Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito de Santa Mariana, Jorge Nunes, o Coronel Luiz Roberto Costa, Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Londrina, o Tenente Coronel Wilton Carlos Sanches Lima, Adjunto da Seção de Tiros de Guerra da 5ª Região Militar, o Tenente Coronel Wilton Carlos Sanches Lima, Adjunto da Seção de Tiros de Guerra da 5ª Região Militar, o Tenente Coronel Hilberaldi Correia de Lima, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Cornélio Procópio, Major Welington Nunes Moreira, Subcomandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, o Major Jeferson Agenor Busnello, Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar em Bandeirantes, o Major Edvaldo Isidoro Vieira, Diretor Comandante do 3º Colégio da Polícia Militar em Cornélio Procópio, a representação do Bombeiro Mirim, empresários e representações sociais e educacionais.

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura
CN INSTITUCIONAL