Notícias

Última comissão da UENP do campus de Cornélio Procópio aprova instalação do curso de medicina


Brasil Net

A instalação do curso estava sendo estudada pelos membros da instituição, que fizeram uma ampla análise sobre a viabilidade de a universidade receber esta graduação

Foto: Comunicação / Prefeitura
Segundo o prefeito Amin Hannouche, com o investimento que está sendo realizado na UENP, foi prevista grande ampliação no Campus de Cornélio Procópio

Uma etapa importante foi concluída na tarde de segunda-feira (17), pela comissão de avaliação político pedagógico da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), sobre a instalação do curso de medicina no campus de Cornélio Procópio.

A instalação do curso estava sendo estudada pelos membros da instituição que fizeram uma ampla análise sobre a viabilidade de a universidade receber esta graduação.

Recentemente a governadora Cida Borghetti autorizou a realização dos estudos pela equipe universitária que avaliou as possibilidades e passou os levantamentos para a análise dos conselhos internos.

“Estávamos ansiosos pelo resultado avaliativo das comissões da universidade, que nesta tarde aprovaram por unanimidade a instalação do curso no nosso campus. Agora chegamos à etapa de autorização do Governo do Estado que fará a análise orçamentária e então decretará a criação do curso”, comemorou o prefeito licenciado Amin Hannouche.

A expectativa é que o primeiro vestibular aconteça em janeiro 2019.

“A construção dos novos blocos da UENP, que receberão as aulas do curso de medicina, está em adiantada fase de construção, por isso estamos felizes por estarmos vencendo as etapas que possibilitam esta importante conquista não apenas para Cornélio Procópio, mas também para toda região”, revelou a prefeita em exercício Angélica Olchaneski.

De acordo com os estudos apresentados pela universidade, o curso de medicina terá sede em Cornélio Procópio, mas funcionará de maneira descentralizada. Laboratórios dos outros campus da UENP, nas cidades de Jacarezinho e Bandeirantes, também receberão os alunos do curso para aulas práticas de acordo com cada disciplina.

“Por ser um curso que os acadêmicos de medicina terão aulas também nos outros campus da UENP, consideramos este um curso de medicina regional, pois iremos ter aulas nos três campus universitários; uma importante conquista de todos que nos apoiaram sendo de Cornélio ou da região como hospitais, médicos, igrejas, entidades e associações, enfim, todos que apoiam o desenvolvimento do Norte do Paraná”, enfatizou Hannouche.

Novos Pavilhões- Para os novos pavilhões que estão sendo construídos no Campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná e que serão utilizados para as aulas do curso de medicina, o Governo do Estado liberou cerca de R$ 8 milhões.

De acordo com o professor acadêmico da Universidade, Bruno Galindo, a obra segue até um pouco adiantada do seu cronograma de prazos estabelecidos.

Segundo o prefeito Amin Hannouche, com o investimento que está sendo realizado na UENP, Campus de Cornélio Procópio, estão previstos a construção de salas de aula, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, salas de permanência, ambientes para pós-graduação, ampliação da biblioteca central do campus e construção de almoxarifado.

A obra possibilitará ainda, a mudança dos cursos de geografia, matemática, ciências biológicas e mestrado que hoje está localizado na UENP centro para o campus localizado na PR 160, Rodovia Arthur Hoffig, saída para Leópolis.


 

 

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura
CN INSTITUCIONAL