Notícias

Com treze casos por dia, Paraná é o 3° estado com maior número de estupros do país


Brasil Net

O Paraná teve ainda 427 tentativas de estupro, mais de um caso por dia'

Foto: Reprodução EBC
O Paraná teve 13 casos de estupro por dia em 2017

Com treze casos por dia, o Paraná é o 3° estado com maior número de estupros do país. A informação consta no 12º Anuário de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (9), durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com os números, 4.952 pessoas foram estupradas em 2017, um número 9,5% maior que o registrado em 2016.

Brasil bateu recorde de mortes violentas em 2017, aponta levantamento

Os números apontam que o Paraná teve exatamente o mesmo número de estupros que o Rio de Janeiro. Os estados ficam atrás apenas de São Paulo, que teve 11.089 registros no ano passado, e Minas Gerais, com 5.199.

O Paraná teve ainda 427 tentativas de estupro, mais de um caso por dia.

Segundo os indicadores, o Brasil teve 60.018 estupros em 2017, aumento de 8,4%. Já as tentativas de estupro no país chegaram a 5.997 casos.

O Anuário de Segurança Pública também aponta também um alto índice de violência doméstica. Segundo os dados, o Paraná teve 14.111 no ano passado, sendo 12.854 de violência contra mulheres, o que representa 91% dos casos.

Os casos de feminicídio aparecem separadamente das de homicídios de mulheres. Na lei brasileira, existem razões de gênero quando o crime envolver violência doméstica e familiar, ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher, o que caracteriza a diferenciação. No ano passado, o Paraná teve 21 casos de feminicídio.

Já em relação a homicídios, o estado teve 180 casos em 2017.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi concebido com o objetivo de suprir a falta de conhecimento consolidado, sistematizada e confiável no campo. Ele compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a cada edição. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área da segurança pública.

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com reportagem da Banda B
CN INSTITUCIONAL