Notícias

Intensificada ações contra excesso de ruídos provocados por escapamentos de veículos em Cornélio Procópio


Brasil Net

Uma prática que vem se tornando comum principalmente entre motociclistas na cidade

Foto: Ilustrativa
A multa é grave, de R$ 127,69, mais perda de cinco pontos na carteira

O Pelotão de Trânsito da Polícia Militar de Cornélio Procópio espera receber denúncias com os números das placas dos veículos com descarga de escapamentos livres nas ruas da cidade.  

Uma prática que vem se tornando comum principalmente entre motociclistas, também é motivo de irritação geral e complica a convivência entre motos, automóveis e pedestres na cidade; o escapamento aberto!

Trata-se de uma adulteração no escapamento das motocicletas, em alguns casos, quando o proprietário retira o miolo do silencioso (peça que reduz o ruído do motor); em outros, quando o escapamento está furado ou defeituoso.

O objetivo alegado é aumentar o barulho, para que a presença da moto seja percebida mais facilmente, porém o resultado é o incômodo causado a motoristas, pedestres e até outros motociclistas, que condenam o ato e têm feito inúmeras reclamações ao comando do 18º Batalhão em Cornélio Procópio. 

A adulteração é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração está prevista no artigo 230 do CTB, que proíbe o ato de: "Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante". A multa é grave, de R$ 127,69, mais perda de cinco pontos na carteira. Além disso, o código prevê que o veículo deve ser retido para regularização.

A Polícia Militar informa que o cidadão que se incomoda com os ruídos das descargas livres (escapamento aberto) pode anotar a placa do veículo e entrar em contato como o Pelotão de Trânsito através do número 190.  

 

 


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do repórter Odair Matias


Faccrei - vestibular 2019

Comente utilizando seu facebook