Notícias

Ao menos duas onças estão soltas em parque


Brasil Net

Elas podem ser mãe e filhote

Foto: Reprodução/Catve
O Lago Municipal de Cascavel deve permanecer fechado até que os animais sejam capturados

As duas onças vistas em Cascavel, na madrugada de sábado (14), têm uma disparidade de tamanho perceptível mesmo que no escuro no meio da mata e podem ser mãe e filhote, segundo veterinários. Elas estão causando alvoroço na cidade, no Oeste do Paraná, desde que apareceram no Parque Ecológico Paulo Gorski, o Lago Municipal, que deve continuar fechado até a próxima terça-feira (17) ou até que os animais sejam capturados.

O médico veterinário que ficou junto com as equipes de resgates durante a madrugada viu os felinos e avisou os demais envolvidos na ação. Nesta manhã, o secretário de Meio Ambiente, Romulo Quintino, confirmou a presença dos dois predadores.

O médico veterinário do Centro Universitário FAG, Renne Gomiero, acredita, ainda que muito cedo para afirmar, que as duas onças sejam mãe e filhote. “Pela diferença de tamanho e também por saber que filhotes vivem com a mãe até os 14 e 16 meses de vida”, destaca.

Onças pardas vivem solitárias na mata, nunca andam em grupos, ou em casal. Só andam juntas até que os filhos sejam ensinados a caçar, tanto os machos como as fêmeas são caçadores e buscam por alimentos.

Renne enfatiza que a única novidade é o animal ter se adaptado facilmente com a vida urbana, já que são acostumados com o silêncio da vida na mata. “A única novidade nisso tudo é elas terem escolhido viver na cidade, em uma mata no meio da cidade. Mas levando em conta a abundância de alimentos e a facilidades delas obterem caça como cachorro, galinhas, gambás, ratos, capivaras, entre outros animais, isso é até considerado comum”.

A suspeita inicial, ainda sem confirmação, é de que o animal possa ter vindo do Parque Nacional do Iguaçu, que fica cerca de 50 quilômetros de Cascavel.

Com isso, houve especulações sobre outros animais, como onça pintada, de ter interesse e a ousadia de sair da mata para buscar comida na área central da cidade. Renne revela que a onça pintada é bem diferente, não são ousadas e tem um número extremamente menor em nosso País. “A onça pintada entrar em uma mata no meio da cidade seria algo muito raro e estranho, já a parda não é uma surpresa tão grande. O que chama a atenção é ela estar passeando e ter se adaptado ao movimento urbano”, esclarece.

Segundo o veterinário, diferente da onça parda, a pintada não costuma sair da mata para caçar e quando sai é nas bordas das matas, onde caça animais como ovelhas, bezerros e cães.

Acredita-se que elas estejam há pouco tempo na cidade, já que não se preocupam muito em serem vistas ou flagradas por moradores.

Equipes continuam com rifles e soníferos para tentar capturar os dois mamíferos que mudaram a rotina de Cascavel e são destaque no Brasil inteiro.

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com reportagem do Portal CATVE
CN INSTITUCIONAL