Notícias

Cida Borghetti anuncia início do Curso Medicina para o segundo semestre do ano que vem


Faccrei Vestibular Inverno 2018

A governadora foi recebida pelo prefeito Amin Hannouche, durante solenidade na Praça Brasil

Foto: Ataíde Cuqui
A governadora anunciou também a liberação de recursos para a sequência das obras do Hospital Regional

A governadora Cida Borghetti anunciou na sexta-feira (6), pela manhã em Cornélio Procópio, a sequência das tratativas para a implantação do curso de medicina no município. Ela foi recebida pelo prefeito Amin Hannouche, durante solenidade na Praça Brasil que trouxe à cidade secretários de estado, deputados, prefeitos e outras autoridades da microrregião.

A governadora previu que, em 40 ou 50 dias, o governo do estado, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já terá concluído os estudos que viabilizam o funcionamento do curso , com vestibular para início de 2019 e início das aulas no segundo semestre desse ano.

“Estou muito atenta à parte jurídica dessa questão e não estaria aqui hoje se não tivesse a certeza absoluta de que é possível viabilizar o curso para esta região do Estado, abrindo quarenta novas vagas para acadêmicos desse curso”, desafiou a chefe do executivo estadual. Além dela, assinaram o documento, o prefeito Hannouche e a reitora da Uenp, Fátima Padoan.

A Organização Mundial da Saúde, segundo Cida Boreghetti, indica que, para cada mil habitantes, devem existir pelo menos quatro profissionais médicos. Atualmente na região, este índice está muito aquém dessa exigência, chegando apenas a 0.92, o que justifica a demanda para a instalação do curso.

A governadora anunciou também a liberação de recursos para a sequência das obras do Hospital Regional que está sendo construído na região oeste da cidade. “O ministro Ricardo Barros já autorizou a liberação de R$ 5 milhões para o término das obras para atendimento de pacientes da região e estágios dos universitários do novo curso”, explicou.

Além de autorizar estudos para a implantação do curso, através da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), ela também participou da inauguração do Mapa do Paraná, construído o interior na Praça Brasil. Obras semelhantes estão sendo construídas em diversas cidades do Estado.

 

 


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto de Ataíde Cuqui





Comente utilizando seu facebook