Notícias

Cornélio Procópio chega aos 80 anos com potencial de crescimento acentuado


Brasil Net

A cidade está preparada para atender a todas as demandas de infraestrutura necessárias

Foto: CN
Cornélio Procópio é a capital da Mesorregião do Norte Pioneiro

Com cerca de 50 mil habitantes a cidade se concretiza como um importante polo regional que atende uma população de cerca de 400 mil habitantes de 48 cidades e, merecidamente, honra o título de “Capital da Mesorregião do Norte Pioneiro”. Considerada uma cidade de médio porte, Cornélio Procópio, fundada em 1938, teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de programas e projetos regionais que alcançasse outras cidades e estados. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou seu desenvolvimento e Cornélio Procópio se tornou importante centro estudantil, agropecuário, comercial e de serviços. Nos anos 1960, o município já possuía cerca de 65 mil habitantes , mas com a crise no café, na década de l970 milhares de trabalhadores que residiam na zona rural foram obrigadas a deixar a cidade e o estado, migrando para outras regiões. Nos anos 1990, além do crescimento do agronegócio, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Cornélio se consolidasse como centro desta região.

Aspectos econômicos

Cornélio Procópio é um importante centro estudantil, agropecuário, comercial, industrial e de serviços da região, possuindo a maior arrecadação de ICMS de toda a região. Além do comércio, o campo, produção de grãos e beneficiamento de produtos, o potencial do município é percebido também no segmento de eventos, negócios, lazer e entretenimento. Na agricultura, destaca-se a produção de soja, milho, trigo e feijão, tendo forte influência na criação de bovinos, caprinos e equinos de alta linhagem. Tem no comércio local sua maior fonte de empregos gerados com carteira assinada. O atendimento regional se fortaleceu nos últimos 12 meses com uma nova proposta de administração que vem sendo adotada. Incentivos ao Comércio, através de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e outros órgãos da Administração Pública, motivaram os empresários procopenses a melhorar sua estrutura de atendimento e de visual interno e externo. Com a forte atuação no Agronegócio, o município desponta como polo de recebimento de produção de várias cidades.

Obras e investimentos

A gestão administrativa dos investimentos nas obras que a cidade está construindo ou projetando para os próximos anos tem recebido incentivos e recursos estaduais e federais. Este ano a Prefeitura pretende entregar o Posto de Saúde do Jardim Primavera, o Centro Cultural Galdino de Almeida, a UPA da Vila América e outras obras que ficaram paralisadas ou não foram concluídas. Toda a frota e os equipamentos deixados pela administração passada foram recuperados e estão operando em todas as frentes de trabalho e com a volta das aulas na rede pública municipal, um verdadeiro mutirão foi constituído para deixar as escolas em condições de receber os mais de 3 mil alunos a partir deste mês. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos tem trabalhado incessantemente para resolver problemas crônicos que afetam a população, especialmente nos bairros e conjuntos habitacionais. Operações de desentupimento de bueiros e galerias pluviais continuam melhorando as vias públicas do centro e da periferia.

Programa de Recuperação da Malha Asfáltica

Em Janeiro do ano passado, a Administração Municipal lançou um programa de Recuperação da Malha Asfáltica com serviços de Tapa Buraco, Pavimentação em CBUQ (Asfalto Quente) e Micro Pavimento. Estas modalidades são necessárias para a recuperação segura de ruas e avenidas. Toda a área central recebeu esta melhoria que atualmente já chega a vários bairros da cidade. Já foram pavimentados cerca de 35 quilômetros, dos 200 que a prefeitura pretende recuperar nos próximos três anos. Recursos estão sendo reivindicados para incrementar o projeto nos governos estadual e federal. Todos os bairros, vilas e conjuntos habitacionais e o Distrito de Congonhas serão beneficiados com este projeto, eleito pela população como prioridade absoluta. O trabalho está sendo feitas por empresas contratadas através de licitações, por Consórcios de Pavimentação e pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O Setor Habitacional também foi contemplado com a entrega do Conjunto Martha Dequêch e para este ano a liberação de mais 250 unidades no município e 98 para o Distrito de Congonhas.

Saúde tem recorde em procedimentos

Durante todo o ano passado foram realizados mais de 130 mil procedimentos pela Secretaria Municipal de Saúde. O número é recorde a atende às aspirações da população que procura as Unidades Básicas de Saúde, o Posto Central e o Posto do Distrito de Congonhas. Consultas, Distribuição de Medicamentos, Encaminhamentos para Hospitais da Região e para a Capital, Cirurgias Seletivas, Transporte de Pacientes e Campanhas de Vacinação dominaram o atendimento em 2017. A conclusão do Hospital Regional, dos Postos de Saúde do Jardim Pérola e Jardim Primavera e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila América são metas para serem alcançadas em 2018. São obras importantes para ampliar o atendimento médico ambulatorial, realização de cirurgias de baixa complexidade e oferta de leitos hospitalares. Os Postos de Saúde inacabados na gestão passada também facilitarão a vida de milhares de pessoas que são obrigadas a buscar atendimento longe do seu bairro.

Refis 2018 

A prefeitura de Cornélio Procópio continua realizando até julho deste ano, o programa de refinanciamento de dívidas, o Refis 2018. Contribuintes em atraso poderão escolher a melhor forma para saldar os débitos de impostos como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Alvarás e Licenças dentro das suas possibilidades. Os recursos arrecadados com o Refis serão aplicados na melhoria da infraestrutura local e em serviços básicos como pavimentação asfáltica, melhorias em escolas, logradouros públicos e em serviços básicos. De acordo com o Departamento Municipal de Tributação, os contribuintes poderão optar por uma das 5 condições propostas este ano, com descontos a vista ou a prazo. Interessados em regularizar seus débitos, podem procurar o Departamento de Fiscalização, no cruzamento das esquinas das ruas Mato Grosso e Paraíba no horário normal de atendimento.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto de Marcos André de Brito
CN INSTITUCIONAL