Notícias

Morte de macaco causa preocupação em Cascavel


Brasil Net

Secretaria investiga

Foto: CATVE
Segundo o secretário, a princípio, macroscopicamente, não há alteração de febre amarela na morte do macaco

O secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep concedeu entrevista para falar sobre a morte de um macaco encontrado no Lago Municipal, no domingo (11).

Segundo o secretário, a princípio, macroscopicamente, não há presença do vírus de febre amarela no macaco.

Apesar disso, o município precisa seguir os protocolos de saúde e encaminhou amostras de tecidos do animal para o Lacen (Laboratório Central do Paraná), pra que sejam feitas análises minuciosas no animal. O resultado deve ficar pronto até o fim desta semana.

Rubens destaca que a morte do primata significa um alerta para a população, mas que ele não é transmissor da febre amarela. Os órgãos de Saúde estão atentos, porque os macacos são mais vulneráveis que seres-humanos, por isto precisam serem cumpridos os protocolos de saúde e prevenção.

No dia em que o macaco foi encontrado, médicos-veterinários do Município foram até o Lago, recolheram o corpo e fizeram exames de necropsia. Além disso, foi feita uma varredura no parque, para verificar se não haviam outros macacos mortos, mas nenhum outro animal da mesma espécie foi encontrado.

Entretanto, como medida de segurança, a Secretaria de Saúde encaminhou orientações para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), mantendo o alerta com relação aos sintomas de febre amarela em pacientes.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal CATVE
CN INSTITUCIONAL