Notícias

Projeto da UENP é destaque em Cornélio Procópio e região


Brasil Net

O projeto ambiental envolve a comunidade e escolas

Foto: UENP
Um livro está sendo construído a partir da experiência do projeto

O projeto de extensão “Meio Ambiente e Educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações em bairros em situação de vulnerabilidade ambiental em Cornélio Procópio – PR”, vinculado ao Programa “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – SETI/PR“, e proposto por docentes do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) é destaque pelas ações que tem realizado em benefício da população procopense.

Iniciado em março de 2017, estabeleceu parcerias com a comunidade e o poder público, com o objetivo de mapear os bairros em situações de vulnerabilidade ambiental, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a população para os cuidados com o ambiente em que vivem, a partir de intervenções junto à comunidade local e Escolas do Ensino Básico.

Além disso, contribuir com as políticas públicas ambientais, a fim de pensar e construir estratégias para o desenvolvimento de ações que possam minimizar questões ambientais desfavoráveis para a população do município.

Para realizar as ações ambientais houve uma troca de conhecimento entre a Universidade, através do conhecimento científico, as Escolas da Educação Básica que atendem os bairros inseridos no projeto, e a comunidade de modo geral, por meio do conhecimento popular e experiências vivenciadas cotidianamente.

Esse fator é essencial, diminui a distância entre a universidade e a comunidade, de um lado o conhecimento cientifico e de outro a sociedade à procura de novas metodologias e ideias para resolver velhos problemas, é fácil perceber que as duas partes se complementam com vantagens para ambas. Por isso, a comunidade tem participação ativa e as intervenções foram pensadas em conjunto, para atender as necessidades de todos.

Desde modo, o plano de intervenções contou com assessorias junto à comunidade, palestras, oficinas, produção de materiais didáticos, visitas de campo, implantação de um sistema de vigilância ambiental junto à população, contribuição com as políticas públicas ambientais e demais atividades que promovem a educação ambiental, tanto no âmbito das Escolas de Ensino Básico, quanto da comunidade em questão.

A realização da proposta gerou ações e metodologias que podem ser replicadas em outros cenários com problemáticas semelhantes, a fim de minimizar quadros de vulnerabilidade ambiental.

Um livro está sendo construído a partir da experiência do projeto, com reflexões conceituais e práticas acerca da educação ambiental, a fim de servir como uma referência.

 

Maiores informações:

https://www.facebook.com/meioambienteeducacaouenp/

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Setor de Imprensa da UENP
CN INSTITUCIONAL