Notícias

Alarme falso de míssil sobre o Havaí deixa o mundo em alerta


Brasil Net

Moradores do arquipélago norte-americano receberam mensagem pedindo para que procurassem abrigos, mas tudo não passou de um engano

Foto: Cristo Vlahos
Capital Honolulu ficou em alerta com mensagem do serviço de emergência

Um alarme falso sobre um suposto míssil direcionado ao Havaí deixou o mundo em alerta na tarde de sábado (13). Moradores do estado norte-americano receberam em seus celulares uma notificação enviada pelo serviço de emergência local avisando que a região estava sob um ataque de mísseis. A mensagem pedia ainda para que a população procurasse abrigo. Só que a informação era falsa e nada tinha a ver com a disputa de botões entre Estados Unidos e Coreia do Norte, como muita gente chegou a imaginar.

 “Ameaça de mísseis balísticos atingindo o Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um teste”, dizia a mensagem, toda escrita em caixa alta e enviada pela Agência de Gestão de Emergências do Estado. O aviso levou o caos à região, com muitas pessoas usando as redes sociais para questionarem se o ataque era verdadeiro. No restante do mundo, a situação não era diferente e o Havaí alcançou o topo da lista de assuntos mais comentados no Twitter.

Segundo a rede de TV CNN, se passaram 38 minutos até a agência perceber o erro e emitir um novo comunicado informando que o alarme era falso e que o arquipélago não estava sob ataque. O comando militar americano no Pacífico também disse que não havia detectado nenhum míssil voando em direção ao estado ou a outra parte do país.

 

O porta-voz da agência, Richard Repoza, disse que o órgão já começou a investigar o que aconteceu e por qual razão a mensagem foi enviada por engano.

O pânico causado pelo aviso é decorrência da história da região, que foi alvo do ataque japonês contra Pearl Harbour durante a Segunda Guerra Mundial. A base militar fica próxima à capital havaiana, Honolulu. Na ocasião, o sistema de alarme não funcionou.

Em novembro de 2017, o governo havaiano também decidiu reativar o sistema de sirenes que alertam sobre um possível ataque nuclear contra o arquipélago, que tinha sido suspenso após o fim da Guerra Fria. A medida foi tomada devido ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Gazeta do Povo
CN INSTITUCIONAL