A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3824/25, que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de armas de fogo e munições.
A proposta é destinada a trabalhadores com saldo disponível no fundo que desejam adquirir armamento para defesa pessoal.
O saque poderá ser realizado uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador. Para ter acesso ao recurso, será necessário apresentar documentação que comprove a situação regular nos sistemas nacionais de controle de armas, além da autorização válida para a aquisição do equipamento.
O valor liberado ficará restrito aos custos da arma, das munições e dos itens indispensáveis para o armazenamento seguro.
A comissão aprovou a proposta seguindo o parecer favorável do relator, o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Na avaliação dele, a medida pode contribuir para reduzir a vulnerabilidade das vítimas e atuar como um fator de prevenção à criminalidade.
Autor do projeto, o deputado Marcos Pollon (PL-MS) defende que a iniciativa amplia o acesso ao direito à legítima defesa.
Segundo ele, o alto custo para adquirir armamentos de forma legal acaba dificultando que muitos trabalhadores tenham meios de proteção diante do aumento da violência.
Agora, o texto seguirá para análise das comissões de Trabalho, de Finanças e Tributação , e de Constituição, Justiça e Cidadania.
A tramitação ocorre em caráter conclusivo, o que significa que a proposta poderá avançar sem passar pelo plenário da Câmara, caso não haja recurso.
Entretanto, para entrar em vigor, o projeto ainda precisa receber aval da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

PC encontra armas e aves silvestres durante ação em Cornélio Procópio
02/07/2026 às 16:49:06
Investigado por tortura e crimes de violência doméstica é preso
02/07/2026 às 16:34:00
Mulher se esconde em canavial após ser ameaçada de morte pelo marido
02/07/2026 às 16:33:40
PC prende investigado por cárcere privado e outros crimes no Norte Pioneiro
02/07/2026 às 16:31:01
IA do Governo Estadual ajudou a solucionar mais de 750 crimes no Paraná
02/07/2026 às 16:27:58
Polícia divulga imagem de homem que matou mulher em Santa Mariana
01/07/2026 às 19:14:21