Proprietários de veículos de todo o Paraná já podem participar do projeto-piloto que vai transformar carros em ativos digitais. A iniciativa, desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Estado em parceria com o TECPAR, prevê a criação do Passaporte Veicular Digital. ferramenta inédita no Brasil na área de mobilidade e tecnologia.
O edital com as regras foi apresentado pelos diretores-presidentes do do Instituto de Tecnologia do Paraná, Eduardo Marafon, e do DETRAN-PR, Santin Roveda.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site do DETRAN. A participação é gratuita e segue até o dia 23 de fevereiro.
Veículos de qualquer ano e modelo poderão ser inscritos, incluindo motocicletas e caminhões. Todo o processo será feito de forma online, sem necessidade de comparecimento presencial às unidades do DETRAN-PR.
O projeto prevê a criação de um registro único digital em blockchain, reunindo dados e histórico do veículo de forma segura e alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados. Na prática, o carro passará a ter uma espécie de identidade eletrônica.
O Passaporte Veicular Digital vai concentrar informações que vão desde dados de fábrica até revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi. Isso permitirá que todas as informações sejam rastreadas de forma segura, imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel.
Inicialmente, o objetivo era “tokenizar” mil veículos, mas, para democratizar o acesso à tecnologia e testá-la em grande escala, todos os veículos inscritos poderão participar, ressalta o diretor-presidente do TECPAR, Eduardo Marafon.
“O projeto-piloto é um passo determinante para garantir que a tecnologia chegue com maturidade e confiabilidade à população. Queremos entregar algo seguro, funcional e que realmente facilite a vida dos proprietários”, observa.
Já o presidente do DETRAN-PR, Santin Roveda, destacou que a segurança e a transparência são pontos centrais da iniciativa. Por utilizar blockchain, o sistema dificulta alterações indevidas e pode reduzir fraudes relacionadas à quilometragem, registros e documentação.
“Estamos convidando os paranaenses para participar desse projeto inédito no Brasil, que irá tornar os processos mais rápidos e gerar maior confiança no acesso a informações sobre o veículo. O interessado terá seu carro tokenizado e terá fácil acesso ao Passaporte Veicular Digital nos meios digitais oficiais do Detran-PR”
O projeto-piloto terá duração de 120 dias e será acompanhado por um Comitê Gestor formado por equipes técnicas do Detran-PR e do TECPAR. As reuniões de monitoramento serão realizadas a cada 15 dias para validação das etapas e entregas.
As informações do Passaporte Veicular Digital estarão disponíveis no site e no aplicativo do Detran-PR, mediante login do usuário, a partir de 2 de março, por um período inicial de 60 dias.
A expectativa do governo é implantar o Passaporte Veicular Digital de forma definitiva em todo o Paraná até o fim de 2026. A meta é incluir toda a frota estadual na base de dados em até cinco anos, ampliando o acesso às informações de cada veículo.

Clima segue típico de Verão em Cornélio Procópio
14/02/2026 às 19:35:00
Primeira noite de Carnaval agita o Norte Pioneiro
14/02/2026 às 19:33:33
Brasileira é condenada por envolvimento em assassinato duplo
14/02/2026 às 19:31:19
Casa é desmontada e furtada em chácara de Santa Cecília do Pavão
14/02/2026 às 19:26:00
GM cai, é atacado pela população e presos escapam no Paraná
14/02/2026 às 19:24:00
Família do Ceará busca parente próximo desaparecido no Norte Pioneiro
14/02/2026 às 19:21:00