Na quinta-feira (5), começa o ano letivo para mais de um milhão de estudantes da rede estadual do Paraná. As aulas retornam nas mais de 2 mil escolas estaduais, distribuídas em todos os 399 municípios paranaenses, que ofertam Ensino Fundamental e Médio.
Além do Ensino Fundamental e Médio, aproximadamente 62 mil estudantes das universidades estaduais também iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026.
As sete instituições de ensino superior ofertam 440 cursos de graduação presenciais em 29 cidades do Estado.
Os calendários acadêmicos são definidos pelas próprias universidades e orientam o período de aulas, atividades de pesquisa, extensão e eventos acadêmicos. Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição.
Já o início do ano letivo na rede municipal, cada cidade define seu calendário. Na grande maiorias as aulas começam no dia 10 de fevereiro, com recesso em julho. As aulas seguem até o dia 18 de dezembro.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. Os calendários das universidades estaduais do Paraná são aprovados pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada instituição.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a primeira a iniciar o ano letivo, com início das aulas em 19 de fevereiro e término do primeiro semestre em 19 de junho. O segundo semestre começa em 20 de julho e vai até 30 de novembro.
Nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (UNICENTRO), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (UNESPAR), as aulas do primeiro semestre começam em 2 de março.
As aulas da UEL seguem até 10 de julho. As atividades do segundo semestre têm início em 3 de agosto e se estendem até 9 de dezembro. O primeiro semestre da UNICENTRO encerra em 11 de julho. O segundo semestre começa em 27 de julho e termina em 11 de dezembro.
Para os estudantes da UENP as aulas do primeiro semestre encerram em 4 de julho. O segundo semestre tem início em 23 de julho e vai até 4 de dezembro.
Já a UNESPAR termina o primeiro semestre em 18 de julho. O segundo semestre começa em 3 de agosto e se estende até 15 de dezembro.
Os estudantes matriculados na Universidade Estadual de Maringá (UEM), começam as aulas em 9 de março, com término previsto para 11 de julho. O segundo semestre tem início em 4 de agosto e encerra em 5 de dezembro.
Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), o calendário prevê início do primeiro semestre em 16 de março e término em 18 de julho. As aulas do segundo semestre começam em 3 de agosto e seguem até 8 de dezembro.

Clima segue típico de Verão em Cornélio Procópio
14/02/2026 às 19:35:00
Primeira noite de Carnaval agita o Norte Pioneiro
14/02/2026 às 19:33:33
Brasileira é condenada por envolvimento em assassinato duplo
14/02/2026 às 19:31:19
Casa é desmontada e furtada em chácara de Santa Cecília do Pavão
14/02/2026 às 19:26:00
GM cai, é atacado pela população e presos escapam no Paraná
14/02/2026 às 19:24:00
Família do Ceará busca parente próximo desaparecido no Norte Pioneiro
14/02/2026 às 19:21:00