O aparecimento de onças na área urbana de várias cidades do Paraná tem chamado atenção nas últimas semanas. O caso mais recente ocorreu na segunda-feira (18), em Cascavel, no Oeste do Paraná, onde o felino foi flagrado dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade.
Segundos os biólogos, maior presença do animal é reflexo da perda do habitat..
O onça entrou na escola durante a madrugada quando ainda não havia nenhuma criança no local. O caseiro da instituição percebeu a presença do animal e acionou as autoridades.
Depois de sair da APAE, o felino foi avistado nas ruas do Jardim Tropical. Segundo o Corpo de Bombeiros, há uma mata e um córrego nas proximidades.
O Corpo de Bombeiros e o Instituto Água e Terra fizeram buscas pela região, mas não encontraram o felino.
Na semana passada, uma onça foi vista no município de Faxinal, que fica no Centro-Norte do Paraná. O registro aconteceu na estrada que liga a Vila Nova à Igreja dos Ucranianos, a cerca de 2 km da área urbana. As imagens foram feitas por um morador, que passava de carro pelo local e se deparou com o animal.
Nas últimas semanas, moradores de Faxinal registraram ao menos duas aparições de onça-parda na região.
O especialista reforçam que ao avistar um felino de grande porte, a regra principal é evitar qualquer tentativa de aproximação. Para qualquer contato com animal silvestre, a melhor atitude é ligar para os órgãos responsáveis. A onça respeita o ser humano como predador, mas se for acuada ou provocada, pode reagir.