"Bob". É assim que o Papa Leão 14 é mais conhecido em sua cidade natal, em Chicago, capital do estado de Illinois, no Estados Unidos. Robert Prevost nasceu em 1955 e em sua infância, era um frequentador assíduo de uma paróquia que ficava próxima ao subúrbio de Dolton.
O local acolhia a nova classe média que deixava os apartamentos de Chicago e ia em busca de uma residência, nos anos de forte crescimento econômico nos EUA.
Seu pai, Louis, era um educador e chegou a ser diretor de um dos colégios de Chicago. Antes, esteve na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe, Mildred Martinez, era uma bibliotecária, cantava em corais e era responsável por garantir que a paróquia local de fato funcionasse.
O casal teve dois filhos. John, o mais velho, e o caçula Robert, ou Bob. Ambos eram conhecidos pela comunidade por tocar instrumentos, por sua dedicação à comunidade, por ler passagens da Bíblia no altar, e trabalhavam como voluntários.
Chicago era, naquele momento, um dos epicentros do catolicismo nos EUA.
Prevost estudou na União Teológica Católica no bairro Hyde Park de Chicago, recebendo seu diploma de mestrado. Embora tenha passado parte de seus primeiros anos no Peru, voltou aos Estados Unidos em 1999 para servir, uma vez mais em Chicago.
Ele também trabalhou como professor na Mendel Catholic High School em Chicago e no Tolentine College em Olympia Fields, Illinois.
A notícia da escolha do novo papa pegou a cidade de surpresa. Cerca de cem pessoas que acompanhavam uma missa na Catedral de Chicago ficaram em êxtase quando o padre local interrompeu o culto para anunciar que um "homem de Chicago" era o novo papa.
"As pessoas choravam e aplaudiam", disse uma das funcionárias do local.
"Muitos conhecem ele aqui, desde pequeno", afirmou.
O próprio ex-presidente americano Barack Obama fez questão de destacar a origem comum entre os dois.
"Michelle e eu enviamos nossas felicitações a um colega de Chicago, Sua Santidade o Papa Leão 14", escreveu Obama.
"Este é um dia histórico para os Estados Unidos e oraremos por ele ao iniciar o trabalho sagrado de liderar a Igreja Católica e dar o exemplo para tantas pessoas, independentemente da fé", completou.
Brandon Johnson, prefeito de Chicago, tampouco perdeu tempo.
"Tudo que é legal, inclusive o papa, vem de Chicago", escreveu nas redes sociais.
Havia até perguntas sobre o time de basebol que o Papa, quem também é tenista, torce, mas logo foi revelado, ele é fã do do White Sox.
Nas redes sociais, o White Sox aproveitou para fazer uma postagem brincando com a preferência do papa. Na publicação, a franquia desejou parabéns e colocou um vídeo do irmão de Leão XIV afirmando que o novo líder da Igreja Católica é torcedor do time.