A notícia da formação de um ciclone extra-tropical próximo à costa do Sudeste brasileiro preocupa meteorologistas. De acordo com as notícias do Canal Rural, área de baixa pressão no Paraguai deve se espalhar pelo centro-sul do Brasil entre a quinta, 24 e a sexta, 25, trazendo temporais para quatro estados.
Segundo as informações da ClimaTempo, que emitiu um alerta vermelho para o ciclone, o deslocamento de um grande cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera pode intensificar os temporais nos Mato Grosso do Sul, Paraná, parte de Santa Catarina e São Paulo.
O alerta é válido até as 20 horas desta sexta, 25.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, a chuva deve retornar ao estado ainda na quarta, 23, com início pela faixa oeste do estado.
As instabilidades se organizam entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Mato Grosso do Sul.
“Contudo, no Paraná, ao longo do dia, o tempo permanece mais estável. A maior expectativa de chuva ocorre no período da tarde e à noite, especialmente no oeste do estado”, conforme previsão do SIMEPAR.
Na quinta, 24, a instabilidade avança sobre o Paraná. Uma área de baixa pressão se forma entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, favorecendo a formação de nuvens de chuva que podem atingir o Estado.
Além disso, uma frente fria se desloca para o mar, na altura do Sul do Brasil, intensificando as chuvas. Ainda conforme o SIMEPAR, são esperadas ocorrências de temporais pontuais isolados, a partir da faixa oeste do estado e estendendo para outras áreas ao longo do dia.
Conforme a ClimaTempo, com o ciclone há condições para a formação de linhas de instabilidade que, conforme avançam, provocam ventania e granizo. As rajadas no Paraná e São Paulo podem variar de 60 a 80 km/h.
Na sexta, 25, as instabilidades seguem com alguma chuva na faixa leste, norte e nordeste do Estado. Já para o sábado, 26, a previsão é de estabilidade com sol em praticamente todo o estado.