Notícias

Turistas ficam ilhados após formação de “cabeça d´água” em Sapopema


Brasil Net

Os turistas, que seriam uma família, foram resgatados próximos a uma cachoeira após cinco horas por agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil

Foto: Reprodução
O fenômeno arrastou búfalos que estavam as margens do rio

Sete turistas ficaram ilhados após a formação de uma “cabeça d´água” no Salto das Orquídeas, em Sapopema (103 Km de Cornélio Procópio), no Norte Pioneiro do Paraná, na tarde de segunda-feira (25).
O fenômeno arrastou os búfalos criados em pastagens da região que estavam as margens do rio devido a força da correnteza, onde o fluxo de água já é intenso.
Os turistas que visitavam as cachoeiras da região no momento não perceberam a “cabeça d´água” que se formou após forte chuva na região.
Rapidamente, o volume da água aumentou, deixando eles ilhados.
Os turistas, que seriam uma família, foram resgatados após cinco horas por agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
A “cabeça d´água” ocorre quando chove na cabeceira (ou nascente) de um rio. A consequência é a rápida ampliação do fluxo de água da correnteza. O nível das águas sobe vários metros em pouquíssimos segundos e toma toda área arrastando tudo que está a sua volta.
Há quem defina o fenômeno climático como “tromba d'água”, mas este é formando quando um vórtice intenso de ar atinge as águas de grandes rios ou o mar, provocando um funil como um tornado e a “cabeça d'água” não passa de um grande volume de água produzido pela chuva na cabeceira de um rio ou cachoeira.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal CATVE
CN INSTITUCIONAL