Notícias

Potro abandonado e bastante debilitado mobiliza moradores do Jardim Veneza


Brasil Net

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente, ONG e PM participaram do resgate do animal

Foto: Reginaldo Tinti
Este tipo de situação é recorrente na cidade

Sensibilizada com um potro que se encontrava há cerca de uma semana abandonado e seriamente debilitado as margens da linha férrea próxima ao Jardim Veneza, em Cornélio Procópio, inclusive correndo risco de provocar um acidente, uma senhora, moradora da Rua Antônio Silveira Brasil, passou a cuidar do animal, levando para ele água e alimento.

Logo os outros moradores do Jardim Veneza se uniram e também começaram a dar apoio, como também a procurar uma entidade que pudesse recolher o animal e leva-lo para um local que ele pudesse ficar em segurança.

Na tarde de segunda-feira (7), foi feito contato com a Organização Não Governamental (ONG), de Proteção Animal, a Associação Ângelo Picone, através da pessoa de Bruno Daniel Navarro e Suelem, além da pessoa de Cristiano Leite Ribeiro, secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que rapidamente foram ao local acompanhados de suas respectivas equipes.

Ao ver a situação do potro, Bruno Daniel Navarro da Associação Ângelo Picone constatou o abandono do animal, que é crime e já registrou a ocorrência junto a PM, que também esteve no local, sendo o dono notificado.

Bruno disse que outras situações semelhantes já foram registradas na cidade, a grande maioria de animais de pequeno porte, onde os cuidadores foram notificados e sofrerem punições graves.

O potro precisou ser medicado para ser removido do local, ação esta feita com ajuda da equipe da prefeitura e segundo secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, foi bastante difícil à retirada do animal, que estava em local de difícil acesso, mas com ajuda de todos envolvidos e com apoio de um veículo do município, a operação teve êxito sem prejudicar o pequeno cavalo.  

Lesões nas patas dianteiras e traseiras, também ferimentos por uma possível queda, que pode ter causada uma lesão em bacia ou pata traseira, além de estar muito desidratado e desnutrido, sendo necessário uma melhor avaliação e tratamento para garantir a sua sobrevivência.

Tanto Bruno Daniel Navarro, como Cristiano Leite Ribeiro solicitaram que os proprietários dos animais de grade porte ou mesmo os menores, que não possuem condições de cria-los com dignidade, os deixando soltos em vias públicas, ou em áreas de risco, algo recorrente em Cornélio Procópio por mero sentimento de posse, que procurem a secretaria ou a ONG para que eles possam encontrar um abrigo ou uma pessoa que possa cria-los.

Cabe salientar que o proprietário do potro foi até o local e mesmo se prontificando em levar o animal para um local seguro e tratar os seus ferimentos, o mesmo foi notificado e a partir de agora ele será monitorado em relação aos cuidados que deverá ter, arcando com severas punições se não cumprir o combinado.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Anuncifácil
CN INSTITUCIONAL