Notícias

Balneário Camboriú se prepara para inauguração de megaobra de alargamento de faixa de areia


Brasil Net

A obra aumentou faixa de areia de uma média de 25 para 70 metros

Foto: Element Films/Divulgação
Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú

A megaobra de alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense praticamente está encerrada, segundo a prefeitura. Com isso, toda a orla ficará disponível aos banhistas. No sábado (4), o município fará um evento de inauguração da temporada de verão na cidade.

A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março deste ano, com a chegada de tubos usados juntos com a draga, que chegou à cidade em 22 de agosto.

A embarcação pegava areia de uma jazida e, através da estrutura feita com os tubos, levava o material até o a orla da praia. O trabalho da draga terminou em 31 de outubro. Desde então, foi feita a desmontagem da tubulação, a retirada dos equipamentos usados na obra da praia e o acabamento para nivelar a areia.

A largura da praia foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros. Para o ano que vem, após a temporada de verão, estão previstas obras no calçadão da Avenida Atlântica, rua em frente à faixa de areia, e o plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra.

A Prefeitura de Balneário de Camboriú monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.

Desde agosto, quando a draga passou a operar na obra, 28 tubarões foram vistos no mar da região, segundo a última atualização do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Durante os trabalhos, o município foi autuado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por descumprir imposições do licenciamento ambiental e por executar a obra de forma diferente do projeto que apresentou ao órgão. A infração foi emitida em 28 de setembro, depois de uma vistoria técnica à obra, no dia 23 de setembro.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do G1 SC
FACCREI - VESTIBULAR DE VERÃO 2022